VeNeNo antiMONOTONIA

VENENO – Subst. Masc. - substância que destrói ou perturba funções vitais de um organismo; secreção venenosa. Tudo que corrompe, causa prejuízo moral; pessoa de má índole. Intenção perversa; interpretação deturpada. Encanto que atrai; sedução. Cachaça. MONOTONIA – Subst. Fem. - condição do que é monótono; invariabilidade. Ausência de diversidade, de vigor, de vida. ANT(I) – Pref. - da prep. pref. gr. 'antí': em frente de, contra, em lugar de, em oposição a.

21.9.05

Quero ir convosco, quero ir convosco ...


(Embarquei nessa NAU, também reencontrei PESSOA.)


Trecho de ODE MARÍTIMA (Álvaro de Campos)

"Quero ir convosco, quero ir convosco,

Ao mesmo tempo com vós todos

Pra toda a parte pr'onde fostes!

Quero encontrar vossos perigos frente a
frente,

Sentir na minha cara os ventos que engelharam as vossa


Cuspir dos lábios o sal dos mares que beijaram os vossos

Ter braços na vossa faina, partilhar das vossas tormentas

Chegar como vós, enfim, a
extraordinários portos!

Fugir convosco à civilização!

Perder
convosco a noção da moral!

Sentir mudar-se no longe a minha
humanidade!

Beber convosco em mares do Sul

Novas selvajarias, novas balbúrdias da alma,

Novos fogos centrais no meu vulcânico espírito!
Ir convosco, despir de mim - ah! põe-te daqui pra fora! -

O meu traje de civilizado, a minha brandura de ações,

Meu medo inato das cadeias,
Minha pacífica vida,

A minha vida sentada, estática, regrada e
revista! "