VeNeNo antiMONOTONIA

VENENO – Subst. Masc. - substância que destrói ou perturba funções vitais de um organismo; secreção venenosa. Tudo que corrompe, causa prejuízo moral; pessoa de má índole. Intenção perversa; interpretação deturpada. Encanto que atrai; sedução. Cachaça. MONOTONIA – Subst. Fem. - condição do que é monótono; invariabilidade. Ausência de diversidade, de vigor, de vida. ANT(I) – Pref. - da prep. pref. gr. 'antí': em frente de, contra, em lugar de, em oposição a.

21.5.06

Filosofia

A cada sexta-feira sou conquistada pela filosofia. A cada aula de "Oficina de Leitura" com Isabela Bocayuva sinto habitar a Caverna de Platão, desejando mais e mais luz. A professora e filósofa deu algumas dicas interessantes e tem feito com que eu pense, e pense com maior profundidade. Sobre a amizade, indicou Ética a Nicômaco, Livros VIII e IX (Aristóteles). Estou devorando e fazendo associações... O autor aprofunda o tema em todas as direções, em relação aos vários tipos de amizade, e fica até difícil transcrever trechos da obra sob pena de alterar seu verdadeiro sentido. Ainda assim, vou arriscar com uma parte mais simples:

"A amizade perfeita é aquela que existe entre os homens que são bons e
semehantes na virtude, pois tais pessoas desejam o bem um ao outro de modo idêntico, e são bons em si mesmos. (...)
Mas é natural que tais amizades sejam raras, pois homens assim também são raros. Além disso, uma amizade dessa espécie exige tempo e intimidade. Como diz o provérbio, as pessoas
não podem conhecer-se mutuamente enquanto não tiverem
consumido muito sal juntas."

A faculdade tem me feito um grande bem. Vi que fiz o certo em não "queimar" essa etapa. Os professores são generosos e as aulas gratificantes. Subo a escadaria da Estácio, depois de um dia de trabalho, cansada, optando por não ir para casa, jantar e ficar com a minha família, e me questiono: Por quê? Respondo-me: Por amor, pela alegria de estar no meu lugar, pelo processo de crescimento. Isso me deixa feliz!

Publicado por Chris

1 Comments:

Anonymous Anônimo tá falando...

Chris, sua "profa" optou por começar com Arístoles apenas pela cronologia? Ela chegará até Nietzsche? Acho que não vou conseguir ficar quietinha, ainda que por amor à dialética.

1:23 PM  

Postar um comentário

<< Home