Nosso colega Paulo Alexandre, o PAF, chefe da Seção de Capacitação, Desenvolvimento e Seleção, é editor do Guia de Literatura Juvenil da Sobresites (www.sobresistes.com/literaturajuvenil), além de consultor da linha de livros infanto-juvenis que a editora Ciência Moderna passa a publicar a partir deste ano. São cinco séries Juvenis, sendo três do próprio Paf. Publicamos aqui dois textos dele, premiados em Portugal, na categoria minicontos (menos de 150 palavras).
Coração de Ágata
Paulo Alexandre
Um mau contato, nas entranhas do poste, fazia com que a lâmpada de mercúrio sofresse as mordidas de escuridão, enquanto sua fria luz arranhava as paredes trepidantes do viaduto, morrendo antes de alcançar os papelões enrugados e cobertos de mofo, onde dormia a menina, abraçada ao cão, com quem partilhava amor e parasitas.
O animal não latiu, mesmo percebendo a aproximação do espírito dos esquecidos, que, naquela noite, concedeu a Ágata um sonho brando.
O animal não latiu, mesmo percebendo a aproximação do espírito dos esquecidos, que, naquela noite, concedeu a Ágata um sonho brando.
A perda
Paulo Alexandre
– Aquele guarda poderia ser outra ilusão – lamentou Princesa Louca, apontando o monstro escamado. – Como as assombrações que me divertem.
– Mas não é – afirmou Unicórnio Triste. – Trata-se de Dragão Insone, defendendo a entrada do labirinto onde os deuses aprisionaram a sanidade dos soberanos.
– Podemos vencê-lo?
– Sim. Eu o transfixarei com meu chifre e morrerei com ele.
– Não quero que morras! – choramingou Princesa Louca.
– Não entrarias na esfera da sanidade acompanhada de um unicórnio.
– O que serei quando recuperar minha sanidade?
– Serás triste como eu, mas as crianças não morrerão de fome novamente.
Sem se despedir, Unicórnio Triste disparou em direção ao ventre de Dragão Insone.
– Procurarei tua Magia – murmurou Princesa triste – nos olhos das crianças
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home